Educação a Distância

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Workshop em mudanças climáticas

Agência FAPESP – O Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) realiza, nos dias 11 e 12 de maio no Espaço Apas, em São Paulo, workshop destinado aos coordenadores, pesquisadores principais, colaboradores e associados e estudantes de cada um dos 17 projetos em andamento.

O objetivo do evento é realizar uma discussão conjunta sobre esses projetos, a reestruturação e perspectivas do programa, bem como a sua relevância no contexto nacional e internacional.

O workshop terá ainda a participação de coordenadores e equipes dos projetos de pesquisa dos programas BIOTA-FAPESP e Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), dada a interconexão e sinergia entre os três programas.

Como palestrantes convidados, o workshop terá a presença de Sir John Beddington, conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido, de Shaun Quegan, do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade de Sheffield, também do Reino Unido, e de Tercio Ambrizzi, coordenador do Grupo de Trabalho 01 do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

O Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais visa a entender processos que são críticos na questão das mudanças climáticas e orientar políticas públicas efetivas na redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa e na adaptação necessária ao enfrentamento da questão.

“Essa tarefa envolve praticamente todos os setores econômicos brasileiros, incluindo a agropecuária, geração e transmissão de energia, biodiversidade, recursos hídricos, poluição e megacidades, visando à construção de uma economia mais sustentável do ponto de vista do uso de recursos naturais. A temática objeto de pesquisa do PFPMCG é ampla e inclui desde o papel da urbanização acelerada até o aproveitamento racional dos recursos naturais da região amazônica”, disse Reynaldo Victoria, membro da coordenação do Programa.

0 comentários: