Energia solar na Casa Branca é vetada por Obama
A ONG 350.org, que luta para conter as mudanças climáticas, bem que tentou retomar a iniciativa que existiu entre 1979 a 1986: alimentar a Casa Branca com energia solar. Mas o presidente Obama disse não.
De 1979 a 1986, a Casa Branca foi abastecida com energia gerada por painéis solares em seu telhado. A ideia de instalá-los foi do presidente Jimmy Carter – que apostava nas fontes limpas de energia e na redução da dependência de petróleo – e a de se livrar deles, do presidente Ronald Reagan. Na época, os equipamentos foram enviados para a cafeteria da Unity College, uma universidade americana voltada para cursos ambientais.
Na semana passada, a ONG 350.org, que luta contra as mudanças climáticas e pela redução da quantidade de carbono na atmosfera para 350 ppm, pegou um dos paineis da universidade para levar, simbolicamente, à Casa Branca, e pedir ao presidente Barack Obama que voltasse a instalar placas solares ali.
A companhia de painéis fotovoltaicos Sungevity até se ofereceu para doar equipamentos novos ao governo. Mesmo assim, a resposta de Obama foi negativa. Segundo os ambientalistas, ele não desejava ser comparado a Carter.
De todo modo, a 350.org se prepara para um megaevento no dia 10 de outubro (10/10/10), que vai acontecer, simultaneamente, em, pelo menos, 140 países e incentivar ações que ajudem a combater o aquecimento global.
Felizmente, há governos bem mais adeptos a esse tipo de iniciativa. O presidente das Ilhas Maldivas, Mohammed Nasheed, vai aproveitar a data para colocar os painéis doados pela Sungevity na sede do governo. No Zimbábue, estudantes vão instalar placas solares em um hospital rural.
0 comentários:
Postar um comentário